Juntamente com a função inversa, a função composta está presente na matéria de pré-cálculo em muitas faculdades, pois ela estará presente em todas as matérias de cálculo.
O que é uma função composta?
É uma função que é junção de duas ou mais funções, ela também é conhecida como “função de função” e serve para encurtar o caminho do cálculo de alguns valores e para podermos analisar funções complexas. Tomemos as funções
1) Função
2) Função
Podemos ver acima as combinações entre a função exponencial e a função quadrática, elas não são feitas de qualquer forma, há um processo que deve ser respeitado e representações específicas para indicar que uma função é composta, como veremos nos próximos tópicos.
Como montar uma função composta?
Vamos revisar como achamos o valor de uma função qualquer, utilizemos para exemplo a função
E se ao invés de
Então, seguindo esse raciocínio, se queremos calcular
Se você entendeu esse processo, então já sabes como montar uma função composta, e utilizarei um exemplo para comprovar isso.
Exemplo 1:
Dadas as funções
Bom, seguindo a lógica que abordamos agora há pouco, devemos substituir
Prontinho, calculamos uma função composta, a função “
Chegamos em uma expressão totalmente diferente, e isso irá acontecer em quase todos os casos, pois a função composta não é comutativa, ou seja, alterar a ordem da combinação mudará a função que encontraremos.
Exemplo 2:
Dadas as funções
Agora temos três funções, o método em si será igual, no entanto, precisamos nos atentar a um detalhe, quando tivermos que calcular uma função composta formada por três ou mais funções, precisamos começar pela função mais interna e depois iremos para as mais externas. No exemplo acima, primeiros devemos calcular
1) Calculando
2) Calculando
É comum encontrarmos outra representação para a função composta, por exemplo: “Calcule
Nessa representação fica fácil identificar quem é a função mais interna, pois é a que fica à direita de todas as outras.
Valor numérico de uma função composta
Calcular o valor numérico de uma função composta é muito simples, pois basta substituirmos o valor que queremos calcular onde tiver a variável independente, coisa que revisamos no tópico passado.
Exemplo 1:
Dada a função
Devemos substituir
Isso por si só não parece grande coisa, mas a função composta nos permite economizar passos em um cálculo, pois digamos que tivéssemos as funções
Exemplo 2:
Dadas as funções
Vamos cumprir o primeiro comando da questão
Agora, vamos montar a função composta
Chegamos no mesmo valor, só que com um passo à menos, imagina o quanto poderíamos economizar se tivéssemos uma função composta com três ou mais funções.
Diagrama da função composta
Geralmente é utilizado um diagrama (representação gráfica) para mostrar o que foi explicado no tópico anterior, só que ele mostra de forma geral, considerando quaisquer valores para a variável independente:

Função composta de funções inversas
Se estais com a memória boa, lembrará que falei anteriormente que a ordem de cálculo das funções inversas altera o resultado, mas que isso se aplicava a quase todos os casos, uma das exceções, que é quando calculamos funções compostas de funções que são inversas, nesse caso, independentemente de como calculemos a composta, ela será igual à função identidade.
Exemplo:
Dadas as funções
A função logarítmica é inversa da função exponencial, portanto, ambas as compostas devem ter o mesmo resultado (
1) Calculando
2) Calculando
Gráfico de uma função composta
Há uma infinidade de possibilidades de funções compostas, logo, também existem infinitos gráficos possíveis com comportamentos completamente diferentes, então não faz sentido e nem é possível desenvolver uma técnica para desenhar todos esses gráficos, sendo necessária a utilização de softwares para a visualização deles. Mas para os curiosos de plantão, irei mostrar os gráficos de duas funções simples e de suas possíveis combinações.
1) Gráfico da função

2) Gráfico da função

3) Gráfico da função

4) Gráfico da função

Exercícios resolvidos de função composta
1. Dadas as funções
Primeiramente calculamos
Por fim, calculamos
2. Dadas as funções
Podíamos calcular
3. Dadas as funções
Começaremos calculando
Agora calcularmos

Formado em Eletrotécnica pelo IFRN, além de ter cursos de Matemática Básica e Cálculo pela empresa Help Engenharia.