Equação: Definição, tipos e exercícios contextualizados

O que é uma equação?

A equação é uma sentença matemática que afirma que duas expressões algébricas são iguais, em outras palavras, podemos dizer que ela é uma combinação de números, letras, operações matemáticas e possui um símbolo de igualdade (este símbolo é o que a torna uma equação), que garante que um lado da equação seja igual ao outro. Parece confuso, eu sei, mas ao longo desse artigo você verá que é mais simples do que aparenta.

Características de uma equação

A forma geral de uma equação, independentemente do tipo, é composta por duas expressões algébricas separadas por um símbolo de igual:

$2x^2+3x=x^2-2$

Cada um dos lados é chamado de membro, sendo o lado esquerdo geralmente chamado de primeiro membro e o direito de segundo. Dependendo de onde as incógnitas (letras ou variáveis) estiverem nas expressões, haverá um nome específico que diferencia cada tipo de equação.

Tipos de equação

Existem diversos tipos de equações, cada uma com particularidades e métodos de resolução específicos, a seguir veremos os principais.

Equação polinomial:

A equação polinomial, como o próprio nome sugere, contém um ou mais polinômios, que dependendo do grau deles, o método de resolução muda completamente, e tem alguns que recebem até um nome especial.

Equação linear (ou equação de 1º grau): Possui um polinômio, cujo maior grau é 1

1) $2x+5=0$

2) $x+1=11$

3) $-x+4=2x-8$

Equação quadrática (ou equação de 2° grau): Possui um polinômio, cujo maior grau é 2

1) $x^2+4x+4=0$

2) $x^2-x=0$

3) $x^2-5x=-6$

Uma dica que pode ser útil para esse tipo de equação, é que o grau dela determina a quantidade máxima de soluções que podem ser encontradas, então se o maior grau for 3, pode haver até três respostas para ela.

Equação exponencial:

A equação exponencial tem como marca registrada, a presença da variável no expoente de uma potência, daí vem o nome dela.

1) $2^x=16$

2) $3^{x+1}=9^2$

3) $e^{x^2+1}=e^{2x}$

Equação logarítmica:

A equação logarítmica, possui esse nome, por causa da incógnita estar contida em pelo menos uma das partes de um logaritmo, podendo estar em sua base e/ou logaritmando.

1) $log_{2}x=3$

2) $log_{x}36=2$

3) $log_{x}(x-2)=log_{x}8$

Equação racional:

A equação racional, também chamada de equação fracionária, é definida por ter a variável no denominador de uma fração.

1) $\frac{2}{x-3}=\frac{x}{4}$

2) $\frac{x+1}{x}=\frac{1}{2-x}$

3) $\frac{5}{3x}-\frac{x-1}{3}=\frac{1}{2}$

Equação irracional:

A equação irracional, pode aparentar, pelo nome, que ela é o contrário da racional, mas não poderia ser mais diferente, pois nesse caso a letra está dentro do radical de uma raiz.

1) $\sqrt{x}=16$

2) $\sqrt[3]{x+4}=1$

3) $\sqrt{x+1}=x$

Equação modular:

A equação modular é possui a incógnita dentro de um módulo.

1) $|x|=4$

2) $|x^2|+2|x|+1=0$

3)$|x-2|+|x+1|=1$

Como resolver uma equação?

Resolver uma equação envolve encontrar o(s) valor(es) (também chamados de raízes) da variável que torna a equação verdadeira. Para mantermos a igualdade intacta, tudo que fizermos de um lado da equação, fazemos exatamente da mesma forma do outro lado, ou seja, se somarmos 5 unidades no 1° membro, temos que adicionar 5 unidades no 2° membro e assim por diante, aqui estão alguns passos gerais para resolver qualquer equação:

Isolar a variável: Tente deixar a variável sozinha em um dos lados da equação. Isso pode envolver adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir ambos os membros.

Simplificar a equação: Combine termos semelhantes, se possível, e simplifique as expressões.

Verificar a solução: Substitua a solução encontrada na equação original para garantir que ela de fato torna a equação verdadeira, caso isso não aconteça, significa que houve algum erro no cálculo.

Considerar todas as soluções possíveis: Algumas equações podem ter mais de uma solução, especialmente equações polinomiais de grau maior que um. A não ser que tenha alguma restrição ou condição imposta no exercício, a princípio, todas as respostas podem ser solução para equação.

Exemplo 1:

Resolva a equação $3x-6=12$

Essa é uma equação de 1° grau, de toda forma, temos que tentar isolar o x e para isso somamos 6 em ambos os lados da equação, pois ao somarmos um número com seu oposto (mesmo valor com sinal contrário), o resultado é zero, então eliminaremos o -6 do primeiro membro

$3x-6+6=12+6$

$3x=18$

Agora, para tirarmos o 3 do 1° membro, dividiremos ambos os lados da equação por 3

$\frac{3x}{3}=\frac{18}{3}$

$x=6$

Então, a resposta dessa equação é 6, se substituirmos esse valor no lugar do x na nossa equação original, iremos chegar em uma igualdade verdadeira, isso na teoria, por que não verificamos na prática?

$3x-6=12$

$3.6-6=12$

$18-6=12$

$12=12$

Tudo correto por aqui, mas antes de irmos para o próximo exemplo, tem um ponto a ser considerado, geralmente os professores omitem alguns passos e fazem o processo de forma mais rápida, você já deve ter escutado frases como “Passa o número que tá subtraindo para o outro lado da equação, só que somando” ou “quem tá multiplicando, passa para o outro lado dividindo”, e estão corretas essas frases, pois se prestarmos atenção, quando dividimos ambos os lados da equação acima por 3, após as simplificações, ele “apareceu” do outro lado, só que dividindo, só que em algumas situações, isso pode mais atrapalhar do que ajudar, então enquanto estiver aprendendo, aconselho fazer passo a passo o processo de isolar a variável, mas caso sinta-se confortável, pode fazer o cálculo de forma direta:

$3x-6=12$

$3x=12+6$

$x=\frac{18}{3}$

$x=6$

 

Exemplo 2:

Resolva a equação $4^x=\sqrt[3]{16}$

Como se trada de uma equação exponencial, podemos seguir dois caminhos para resolver, ou igualamos as bases das potências, ou utilizamos logaritmo, nesse caso, é mais fácil e prático igualar as bases, então, primeiramente, transformamos a raiz no segundo membro, em potência (utilizando uma propriedade da radiciação)

$4^x=16^{\frac{1}{3}}$

Como essa manipulação, não altera o valor do 2º membro, não precisamos fazer nada no lado esquerdo da igualdade. O número 16, pode ser escrito como sendo $4.4$, que é a mesma coisa que $4^2$

$4^x=(4^2)^{\frac{1}{3}}$

Multiplicando os expoentes, por meio da propriedade de potenciação chamada potência de potência

$4^x=4^{\frac{2}{3}}$

Agora, que temos potências de mesma base sendo igualadas, já que o 1° membro deve ser igual ao 2°, não somente a base, mas os expoentes das potências devem ser iguais, e assim teremos que:

$x=\frac{2}{3}$

Verificamos a veracidade da resposta, substituindo esse valor na nossa expressão original $4^x=\sqrt[3]{16}$:

$4^{\frac{2}{3}}=\sqrt[3]{16}$

Da mesma forma que podemos transformar raiz em potência, podemos fazer o caminho contrário

$\sqrt[3]{4^2}=\sqrt[3]{16}$

$\sqrt[3]{16}=\sqrt[3]{16}$

 

Exemplo 3:

Resolva a equação $\sqrt{x+2}=x+2$

Temos uma equação irracional para resolver, e o primeiro passo para acharmos a solução é eliminarmos a raiz e para isso, elevamos ela a um expoente que seja igual ao seu índice e para não alterarmos a igualdade, fazemos o mesmo no lado direito

$(\sqrt{x+2})^2=(x+2)^2$

$ x+2=(x+2)^2$

Temos no 2° membro um produto notável chamado “quadrado da soma de dois termos”, precisamos expandi-lo para continuar o processo de isolar o x

$x+2=x^2+4x+4$

Para facilitar a visualização, podemos inverter os membros, isso é possível, pois afirmar que A é igual à B é o mesmo que afirmar que B é igual à A

$x^2+4x+4=x+2$

$x^2+4x+4-x-2=0$

$x^2+3x+2=0$

Caímos em uma equação de 2° grau, e para resolvermos, primeiro identificamos os coeficientes a, b e c

$a=1, b=3, c=2$

E então aplicamos a fórmula de Bhaskara:

$x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}$

$x=\frac{-3\pm\sqrt{(3)^2-4.1.2}}{2.1}$

$x=\frac{-3\pm\sqrt{1}}{2}$

$x_1=\frac{-3+\sqrt{1}}{2}$

$x_1=\frac{-3+1}{2}$

$x_1=\frac{-2}{2}$

$x_1=-1$

$x_2=\frac{3-\sqrt{1}}{2}$

$x_2=\frac{-3-1}{2}$

$x_2=\frac{-4}{2}$

$x_2=-2$

Tanto -1, quanto -2 são soluções que satisfazem a equação, mas por via das dúvidas, vamos verificar

$\sqrt{x+2}=x+2, x=-1$

$\sqrt{-1+2}=-1+2$

$\sqrt{1}=1$

$1=1$

$\sqrt{x+2}=x+2, x=-2$

$\sqrt{-2+2}=-2+2$

$\sqrt{0}=0$

$0=0$

Exercícios resolvidos de equações

1. Dada a equação $2^{2x+4}=8^{x-1}$, qual é sua solução?

Primeiro, vamos deixar as potências com a mesma base

$2^{2x+4}=(2^3)^{x-1}$

$2^{2x+4}=2^{3x-3}$

Agora, igualamos os expoentes e isolamos a variável

$2x+4=3x-3$

$4+3=3x-2x$

$7=x$

$x=7$

 

2. Um empresário está vendendo camisetas personalizadas. Cada camiseta custa 25 reais, e já foram vendidas algumas. Sabemos que, ao vender todas as camisetas, ele arrecadou um total de 500 reais. Quantas camisetas foram vendidas no total?

 

Vamos representar o número de camisetas vendidas por x

E o custo total arrecadado pela venda das camisetas pode ser representado pela equação:

$25x=500$

Agora é só isolarmos a variável para encontrar o número de camisas

$x=\frac{500}{25}$

$x=20$

Foram vendidas 20 camisetas.

 

3. Um professor está planejando uma viagem de carro com sua família e precisa calcular o tempo total de viagem. Ele planeja dirigir por duas estradas diferentes. Na primeira estrada, ele percorrerá 120 km a uma velocidade média de 60 km/h. A segunda estrada tem 180 km de comprimento e ele pretende atravessá-la a uma velocidade média de 90 km/h. Qual será o tempo total de viagem?

Vamos representar o tempo necessário para percorrer cada estrada por $t_1$ e $t_2$, e o tempo total de viagem por $t$.

Como a velocidade é constante, trata-se de um caso de MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e para calcular o tempo nesse tipo de situação, basta dividir a distância percorrida pela velocidade média durante o percurso:

$t=\frac{∆s}{∆v}$

O tempo total de viagem será a soma dos tempos que ele levou para percorrer as duas estradas:

$t=t_1+t_2$

Agora é só calcularmos $t_1$, $t_2$ e somarmos os valores. Como a distância foi dada em km e a velocidade em km/h, e não foi pedida a utilização do sistema internacional de medidas (SI), o tempo que encontrarmos será em horas

$t_1=\frac{∆s_1}{∆v_1}$

$t_1=\frac{120}{60}$

$t_1=2$ horas

$t_2=\frac{∆s_2}{∆v_2}$

$t_2=\frac{180}{90}$

$t_2=2$ horas

Portanto,

$t=t_1+t_2$

$t=2+2$

$t=4$ horas

O tempo que o professor irá demorar para chegar ao seu destino é de 4 horas.

Importância de estudar equação

Estudar equações é fundamental, pois elas são a base para diversos outros assuntos. É possível transformar problemas do dia a dia em expressões matemáticas, por meio das equações, facilitando a resolução de problemas e obtenção de valores importantes. Além disso, esse é um tema que irá lhe acompanhar durante o ensino básico, no ensino médio (para aprender funções, é necessário entender e saber resolver equações) e até o superior (como engenharias, ou cursos de exatas no geral), em assuntos como derivadas, integrais, equações diferenciais e tantos outros.

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