Aplicação de derivadas: Retas tangente e reta normal

Além da derivada representar a taxa de variação instantânea de uma função, ela também é a inclinação da função em um determinado ponto (caso queira entender o porquê, confira nosso outro artigo sobre a derivada ser a inclinação da função). A partir disso, podemos achar duas retas auxiliares que podem ajudar na análise de uma função, e é sobre isso que falarei neste artigo.

O que é uma reta tangente?

Dizemos que uma reta é tangente a uma curva, quando ela toca essa curva em um único ponto, isso explica a expressão “tangenciar”, que é usada em contextos onde algo toca outra coisa de forma muito sutil, de forma leve, quase imperceptível. Quando trabalhamos com funções, podemos chamar a figura formada pelo gráfico da função de “curva de uma função” (fica a observação que na matemática, uma reta também é uma curva, achei importante mencionar, pois no dia a dia é comum associarmos a palavra “curva” com coisas arredondadas). Assim, quando queremos achar a reta tangente à curva da função em um ponto, significa que precisamos achar a equação da reta tangente que toca o gráfico da função nesse ponto específico.

Tomemos uma função 𝑓(𝑥) qualquer, a reta tangente a um ponto 𝑃 com coordenadas genéricas 𝑥0 e 𝑦0 pode ser representada graficamente da seguinte forma:

O que é uma reta normal?

Tanto na matemática quanto na física, quando falamos que algum elemento (reta, vetor, figura) é “normal” em relação a outra coisa, queremos dizer que ele é perpendicular a essa coisa, ou seja, forma uma ângulo de noventa graus (ângulo reto). Então, se eu digo que uma reta é normal a outra reta, significa que o ângulo formado entre elas é de 90 ° Extrapolando essa ideia, uma reta normal à curva de uma função em um determinado ponto, será a reta que forma 90 ° em relação à curva.

Um fato curioso e importante (guarde essa informação, pois a usarei posteriormente), é que a reta tangente em um ponto é perpendicular à reta normal nesse mesmo ponto.

Isso irá acontecer com todas as retas tangentes e normais para quaisquer pontos no gráfico da função.

Como calcular as equações das retas tangente e normal?

Resumidamente, a derivada de uma função em um determinado ponto é igual ao coeficiente angular da reta tangente a esse mesmo ponto, por sua vez, o coeficiente angular indica quão inclinada uma reta está, quanto maior for o valor dele, mais inclinada ela estará (simplificadamente, a inclinação da reta é o ângulo que ela faz com o eixo horizontal, então, quanto maior o coeficiente angular, maior o ângulo entre a reta tangente e o eixo 𝑥). A chamada equação da reta, que utilizamos para representá-la matematicamente, é dada pela seguinte expressão:

𝑦=𝑚(𝑥𝑥0)+𝑦0

Onde 𝑚 é o coeficiente angular, 𝑥0 é um valor de 𝑥 qualquer que pertença a reta, e 𝑦0 é o seu correspondente no eixo 𝑦. Portanto, se tivermos a derivada no ponto 𝑥0, e tivermos 𝑦0, conseguiremos achar a equação da reta tangente. Vamos resolver um exemplo para vermos isso na prática e para que fique mais claro o assunto.

Exemplo 1: Ache a equação da reta tangente à curva da função 𝑓(𝑥) =𝑥2 +1 no ponto 𝑥 =1.

 

Primeiramente, precisamos entender o que a questão está pedindo, e para isso, vamos desenhar o gráfico da função quadrática que a questão nos deu (se não souber montar o gráfico, dá uma olhada no nosso artigo sobre função de 2).

Para marcar o ponto 𝑥 =1 no gráfico, precisamos encontrar a coordenada no eixo 𝑓(𝑥), para tal, basta calcularmos 𝑓(1).

𝑓(𝑥)=𝑥2+1

𝑓(1)=12+1=2

Portanto, o ponto ao qual a questão se refere é o ponto (1,2), marquemos então ele no gráfico.

A questão está nos pedindo a equação da reta tangente a esse ponto, ou seja, quer a equação da reta que toca a função apenas nesse ponto 𝑃(1,2).

Chamei a reta de 𝑟 apenas para identificarmos ela na hora de calcular sua equação. Sabendo que a equação da reta tangente tem a seguinte forma:

𝑟:𝑦=𝑚(𝑥𝑥0)+𝑦0

O 𝑚 é o coeficiente angular, e como disse antes, podemos obtê-lo calculando a derivada da função 𝑓(𝑥) =𝑥2 +1 para 𝑥 =1

𝑓(𝑥)=2𝑥

𝑓(1)=2.1=2

Já temos 𝑥0 e 𝑦0, pois como a reta tangente toca (intersecta) a função no ponto 𝑃(1,2), podemos dizer que o ponto pertence a reta, e como 𝑥0 e 𝑦0 são coordenadas de um ponto qualquer que pertença a reta, 𝑥0 =1 e 𝑦0 =2 (caso tenha dúvida na representação do par ordenado 𝑃(1,2) e o que ele significa, tem um artigo só sobre esse assunto aqui no blog). Agora é só substituir os valores encontrados na equação genérica da reta 𝑟.

𝑟:𝑦=𝑚(𝑥𝑥0)+𝑦0

𝑟:𝑦=2(𝑥1)+2

𝑟:𝑦=2𝑥21+2

𝑟:𝑦=2𝑥

Portanto, a equação da reta tangente à curva da função 𝑓(𝑥) =𝑥2 +1 para 𝑥 =1 é 𝑦 =2𝑥.

Exemplo 2: Ache a equação da reta normal à curva da função 𝑓(𝑥) =𝑒𝑥 no ponto 𝑥 =0.

 

Primeiramente, vamos desenhar o gráfico da função exponencial 𝑓(𝑥) =𝑒𝑥.

Para marcar o ponto no gráfico, precisamos calcular sua coordenada no eixo 𝑓(𝑥), para isso, calculemos 𝑓(0).

𝑓(𝑥)=𝑒𝑥

𝑓(0)=𝑒0=1

O ponto que a questão se refere é 𝑃(0,1), vamos marcá-lo no gráfico para nos orientarmos.

Queremos encontrar a equação da reta normal à curva nesse ponto, que representarei no gráfico (chamarei ela de reta 𝑠).

Mas afinal, como achamos a equação da reta normal? Utilizaremos de uma informação que disse anteriormente, que a reta normal é perpendicular à reta tangente, e por causa disso, o coeficiente de uma é o inverso oposto da outra. 

Não entendeu nada do que eu disse, não é? Vamos passo a passo, se eu tenho um número 𝑎 qualquer, o inverso desse número é 1 dividido por ele. Seguindo essa regra matemática, o inverso de 5 é 15, o inverso de 8 é 18, e assim por diante. E o oposto de um número 𝑎 qualquer, é esse mesmo número, com o sinal contrário, então o oposto de 2 é 2, o oposto de 4 é 4, e por aí vai. Então, se eu digo que um número 𝑏 é o oposto inverso de um outro número 𝑎, significa que:

𝑏=1𝑎

Chamando então o coeficiente angular da reta tangente de 𝑚𝑟, e o coeficiente angular da reta normal de 𝑚𝑠, já que elas são perpendiculares, o coeficiente da reta normal é o inverso oposto do coeficiente da reta tangente (se quiser entender de onde vem essa relação entre os coeficientes de retas perpendiculares, tem um artigo completinho no blog sobre isso).

𝑚𝑠=1𝑚𝑟

Sabendo que a equação da reta normal tem a seguinte forma:

𝑠:𝑦=𝑚𝑠(𝑥𝑥0)+𝑦0

Podemos reescrever o coeficiente angular da reta normal (𝑚𝑠) em função do coeficiente angular da reta tangente.

𝑠:𝑦=1𝑚𝑟(𝑥𝑥0)+𝑦0

Isso irá nos ser útil, porque sabemos encontrar o coeficiente da reta tangente, ele é igual à derivada da função no ponto 𝑥0 (𝑚𝑟 =𝑓(𝑥0)), e 𝑥0 nesse exemplo é igual à 0. A reta normal corta (intersecta) a função no ponto 𝑃(0,1), então 𝑥0 =0 e 𝑦0 =1, nos resta apenas calcular 𝑚𝑟, e faremos isso ao calcular 𝑓(0).

𝑓(𝑥)=𝑒𝑥

𝑓(𝑥)=𝑒𝑥

𝑚𝑟=𝑓(0)=𝑒0=1

Substituindo na equação da reta 𝑠 teremos:

𝑠:𝑦=1𝑚𝑟(𝑥𝑥0)+𝑦0

𝑠:𝑦=11(𝑥0)+1

𝑠:𝑦=1(𝑥0)+1

𝑠:𝑦=𝑥+0+1

𝑠:𝑦=𝑥+1

Por fim, encontramos a equação da reta normal à curva da função 𝑓(𝑥) =𝑒𝑥 para 𝑥 =0. E se a questão tivesse nos pedido a equação da reta tangente? Já temos tudo o que precisamos para encontrá-la.

𝑟:𝑦=𝑚𝑟(𝑥𝑥0)+𝑦0

𝑟:𝑦=1(𝑥0)+1

𝑟:𝑦=𝑥0+1

𝑟:𝑦=𝑥+1

Para fechar com chave de ouro, que tal representarmos as duas retas no gráfico? 

Sobre nós

O Matematiquês é um blog dedicado ao aprendizado de matemática, e nosso objetivo é tornar o ensino  mais acessível e envolvente através de conteúdos de alta qualidade e gratuitos para alunos e professores em todo o Brasil. Buscamos simplificar conceitos complexos com uma abordagem clara e direta, priorizando transparência, diversidade, clareza, qualidade, inovação e compromisso social. Nosso blog oferece conteúdos fundamentados por especialistas, revisados com rigor e atualizados.

Posts mais recentes

  • All Post
  • Curiosidades
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Ensino Superior
  • Livros
  • Notícias
    •   Back
    • Cinemática
    • Dinâmica
    • Conceitos básicos da física
    •   Back
    • Conceitos básicos da matemática
    • Frações
    • Potenciação
    • Radiciação
    • Geometria plana
    • Logaritmo
    •   Back
    • Funções
    • Equações
    • Conjuntos numéricos
    • Geometria espacial
    • Inequações
    • Módulo
    • Progressões matemáticas
    • Física
    • Trigonometria
    • Cinemática
    • Dinâmica
    • Conceitos básicos da física
    •   Back
    • Limites
    • Derivadas
    • Integrais
    • Equações Diferenciais
    • Vetores e Geometria Analítica

Matematiquês © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UIIG DIGITAL