Neste artigo, falarei sobre a vida e as contribuições notáveis de Brook Taylor à matemática, destacando suas inovações para o cálculo diferencial (Matéria de ensino superior que aborda derivadas). Além disso, abordaremos suas experiências com a lei de atração magnética e métodos inovadores para cálculo de logaritmos.
Brook Taylor nasceu em $18$ de agosto de $1685$, em Edmonton, Middlesex, Inglaterra, e faleceu em $29$ de dezembro de $1731$, em Londres. Ele foi um matemático inovador, introduzindo o cálculo das diferenças finitas (um método de resolução de equações diferenciais), criando a integração por partes e formulando a famosa expansão de Taylor (também chamada de “Série de Taylor”). Esta última se tornou fundamental para o cálculo diferencial, embora seu reconhecimento só tenha ocorrido em $1772$ por meio de Lagrange.
Em $1708$, Taylor desenvolveu uma solução para o problema do centro de oscilação (problema envolvendo uma propriedade dos pêndulos), mantida inédita até $1714$, o que gerou uma disputa com Johann Bernoulli sobre a prioridade da descoberta. Além disso, Taylor fez avanços significativos na perspectiva linear (técnica que utiliza conceitos matemáticos para criar noções de profundidade e espaço em uma obra de arte), publicando um tratado em $1715$ que detalhava novos princípios e métodos.
Ele também conduziu experimentos sobre a lei de atração magnética (que diz que dois corpos com cargas elétricas opostas se atraem) e criou um método aprimorado para encontrar raízes de equações, oferecendo uma nova técnica para calcular logaritmos em $1717$. Em $1712$, foi eleito membro da Royal Society e participou do comitê que avaliou as reivindicações de Newton e Leibniz sobre a invenção do cálculo.
Formado em Eletrotécnica pelo IFRN, além de ter cursos de Matemática Básica e Cálculo pela empresa Help Engenharia.