Neste artigo, irei discorrer sobre a vida e as contribuições significativas de Tales de Mileto, uma figura fundamental na filosofia e matemática antigas. Falarei sobre algumas de suas viagens e aprendizados em centros de conhecimento como o Egito e a Babilônia, bem como seus feitos notáveis, incluindo a previsão de um eclipse solar e a formulação de teoremas fundamentais na geometria. Além disso, analisaremos seu papel como o primeiro filósofo e matemático reconhecido, bem como sua influência através da Escola Jônica (escola filosófica que tinha como propósito descobrir a origem de tudo com base em pensamentos racionais e constatações).
Tales de Mileto, nascido aproximadamente em
Ao longo de suas viagens pelos centros antigos de conhecimento, Tales adquiriu informações valiosas sobre Astronomia e Matemática, tendo aprendido Geometria no Egito. Durante sua estadia na Babilônia, sob o governo de Nabucodonosor, ele teve contato com as primeiras tabelas e instrumentos astronômicos. É especulado que em
Considerado o primeiro filósofo e um dos sete sábios da Grécia Antiga, ele é frequentemente chamado de o “primeiro matemático” verdadeiro, por ter iniciado a organização dedutiva da Geometria (lembrando que nessa época, muito se estudava a geometria). Durante sua viagem à Babilônia, Tales teria estudado o que conhecemos hoje como o “Teorema de Tales”, que afirma que um ângulo inscrito em um semicírculo é um ângulo reto. Além disso, a ele são atribuídos outros quatro teoremas fundamentais: “um círculo é dividido ao meio por um diâmetro”, “os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais”, “os ângulos opostos formados pela interseção de duas retas são iguais” e “dois triângulos são congruentes se dois ângulos e um lado de um triângulo forem iguais a dois ângulos e um lado do outro triângulo”.
Uma informação interessante é que, provavelmente, Tales mediu a altura de uma pirâmide no Egito observando o comprimento de suas sombras no momento específico em que a sombra de um bastão vertical era igual à sua própria altura.
Tales de Mileto foi mentor de um grupo de seguidores conhecidos como a “Escola Jônica”. É reconhecido como o primeiro homem na História a quem são atribuídas descobertas matemáticas específicas. Segundo Aristóteles, para Tales, a questão primordial não era o que sabemos, mas como sabemos.

Formado em Eletrotécnica pelo IFRN, além de ter cursos de Matemática Básica e Cálculo pela empresa Help Engenharia.