Há algumas palavras que recorrentemente nos deparamos ao estudar matemática, apesar de algumas não serem comuns, todas servem para definir e classificar coisas específicas. Tentarei explicar de forma resumida e descomplicada os principais termos utilizados na matemática básica.
Tipos de números
Dependendo do significado de um determinado número, ou seja, da informação que ele representa, há quatro tipos de classificações possíveis: Cardinal, ordinal, múltiplo e fracionário.
Números cardinais:
Representam quantidades de algo, desde quantas unidades de ovo há na geladeira, até quantos litros de água possui uma piscina.
Exemplos:
$2$ (dois)
$30$ (trinta)
$75$ (setenta e cinco)
Números ordinais:
São utilizados para nomear coisas em sequência ou para ordenar algo pela sua posição em uma fila.
Exemplos:
$1°$ (Primeiro)
$10°$ (Décimo)
$23$ (Vigésimo terceiro)
Múltiplos:
Representam números inteiros que são resultados de uma multiplicação de dois números inteiros quaisquer.
Dobro:
É duas vezes um determinado valor, então se tivermos $10$ pães, o dobro disso é $20$ pães, porque $10\times2=20$. Uma aplicação disso no dia a dia que as vezes nem percebemos, é quando possuímos um “par” de algo, significa que temos duas unidades dessa coisa, ou seja, temos o dobro dela.
Triplo:
São três vezes a quantidade de algo, se tenho $200$ reais na conta, o triplo desse valor é $600$, pois $200\times3=600$.
Números fracionários:
Servem para situações em que temos somente uma parte ou algumas partes de algo, e não o valor todo, quando isso acontece significa que temos uma fração ou porção desse algo.
Metade:
É uma quantidade dividida por $2$, quando ouvimos “vamos dividir no meio”, ou pedimos ao moço da mercearia “meia dúzia de ovos”, ambas as frases representam metade. Exemplo: $8$ é metade de $16$, pois $16\div2=8$.
Terço:
Conhecida como “terça parte”, representa um valor dividido por $3$. Se recebemos pegamos $2$ bolachas, de pacote que contém $6$, significa que pegamos um terço das bolachas, pois $6\div3=2$.
Números opostos:
São números que têm o mesmo valor, em módulo, mas que possuem sinais diferentes, por exemplo, o $2$ é oposto ao $-2$, assim como o $-5$ é oposto de $5$. Como o zero é um número neutro, ele não possui oposto.
Números inversos:
Um número é considerado inverso de outro, quando ao multiplicar ambos o resultado é igual à 1. Tomemos como exemplo o $4$ e $\frac{1}{4}, eles são inversos, pois $4\cdot\frac{1}{4}=1$.
Termos nas operações básicas
Realizamos inúmeras vezes as quatro operações básicas, e provavelmente, por muito tempo, alguns de nós não soubemos como se chamavam cada elemento dessas operações, e são eles que irei explicar agora.
Parcelas e total:
Cada número em uma soma ou subtração é chamado de parcela, e realizadas as operações com as parcelas, obtemos o resultado ou “total”.
Exemplo:
$1+5-2=4$
Os números $1$, $5$ e $-2$ são parcelas e o $4$ é o total.
Fatores e produto:
Cada número ou letra que estão sendo multiplicados são chamados de fatores. E o resultado da multiplicação em si, é chamado de produto, mas as vezes esse nome também é utilizado como sinônimo de “multiplicação”.
Exemplo:
$4\times5\times y=20y$
No exemplo acima, o $4$, $5$ e o $y$ são os fatores da multiplicação e o $20y$, o produto.
Divisor, dividendo e quociente:
Em uma divisão, o dividendo é o número que está sendo dividido, o divisor, como o próprio nome sugere, é quem divide e o quociente é o resultado da divisão, apesar de muitas vezes “quociente” ser usado como sinônimo de divisão.
Frações
Usada para representar uma divisão, razão ou proporção entre dois números, a fração possui nomes especiais para o número que estiver em determinada posição nela.
Numerador e denominador:
O número que estiver na parte de cima da fração, é chamado numerador e o que está embaixo, é o denominador. E fazendo o paralelo com a divisão, o valor do numerador é o dividendo e o que estiver no denominador é o divisor.
Exemplo:
$$\frac{7}{6}$$
O número $7$ está no numerador e o $6$ no denominador, além disso, essa fração do exemplo pode ser lida como “sete sextos”.
Termos usados em equações
Usada por muitos, querida por poucos, as equações possuem elementos que caso saibas seus nomes, facilitará enormemente a identificação deles.
Variável:
Também chamada de incógnita, é a letra da equação, que representa o valor que deve ser encontrado para que a igualdade se torne verdadeira, podendo ser qualquer valor numérico.
Coeficientes:
Números que multiplicam as variáveis na equação.
Exemplo:
$x^2+4x=3$
Os números $1$, $4$ e $3$ são coeficientes da equação. E sim, o $3$ também é, apesar de aparentemente ele não estar multiplicando a variável $x$, podemos visualizar a equação da seguinte forma:
$x^2+4x=3x^0$
Termo:
É cada elemento individual de uma equação, levando em conta a letra e seu coeficiente, ou seja, no exemplo anterior, o $x^2$ é um termo, o $4x$ é outro, e o $3$ é terceiro.
Igualdade:
É um símbolo matemático ($=$) que garante que ambos os lados de uma equação sejam iguais em valor.
Membro:
Os lados da equação (que ficam à esquerda e direita da igualdade) e todos os seus termos, são chamados de membros. Geralmente o lado esquerdo é chamado de primeiro membro e o lado direito de segundo.
Raiz da equação:
É a resposta da equação, o valor que a variável deve assumir para que a igualdade seja verdadeira, ou seja, que um lado se torne igual ao outro. Uma equação pode ter mais de uma raiz, o que vai definir isso é o grau dela.
Termos usados em funções
Digamos que as funções são uma extensão das equações, e assim como elas, possuem termos específicos que muitas vezes causam confusão entre os estudantes.
Eixos:
São as linhas vertical e horizontal do plano cartesiano, que possuem valores que são usados como coordenadas, para formarmos o gráfico da função. O eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas (eixo $y$) e o eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo $x$).
Gráfico:
É um conjunto infinito de pontos representados em um plano cartesiano. Os pontos, por sua vez, são as “respostas” da equação, representadas de forma visual.
Intersecções:
São os pontos onde o gráfico tocam os eixos.
Domínio:
São todos os valores da variável independente ($x$).
Contra domínio:
São todos os valores da variável dependente ($y$).
Imagem:
É um subconjunto do contra domínio, possuindo apenas os valores admitidos na função em questão. Por exemplo, a função $f(x)=x^2$, independentemente do valor de $x$, o valor encontrado para $f(x)$ será sempre positivo, portanto, levando em conta que o contra domínio seja todo o conjunto dos números reais, a imagem dessa função conterá somente números positivos.
Raízes da função:
Valores de intersecção do gráfico com o eixo $x$.
Conclusão sobre termos matemáticos e artigos relacionados
Além dos termos mencionados nesse artigo, existem muitos outros, que serão abordados em artigos futuros ou que já são explicados em artigos de assuntos específicos como radiciação, potenciação e logaritmo. Entender o que significam esses termos matemáticos irá lhe ajudar a não se perder na hora que seu professor estiver explicando e te ajudará a identificar de uma melhor forma os elementos em diferentes tipos de situação, facilitando a manipulação consciente deles em seus cálculos.