O que é radiciação?
É uma operação matemática que tem como objetivo encontrar a base de uma potência que elevada a determinado expoente resulta em um valor conhecido. Para um completo entendimento desse assunto, é indispensável ter conhecimento sobre potenciação (conteúdo que já foi abordado em outro artigo). A raiz, representação da radiciação, é composta por três elementos, índice, radical e radicando:
Uma observação a ser mencionada é que o índice deve ser maior que zero.
Exemplos:
1)
2)
3)
Como resolver uma raiz?
Precisamos encontrar um número que elevado ao valor do índice, seja igual ao número dentro da raiz (radicando), então, se temos
O
Considerações importantes sobre a radiciação
Há alguns pontos que devem ser ressaltados para que não haja confusão em relação a alguns termos que serão utilizados nesse artigo.
a) Quando a raiz tiver índice igual a
Exemplos:
1)
2)
3)
b) A raiz de índice
Exemplos:
1)
2)
3)
Para
c) Levando em conta o conjunto dos números reais, não há resposta para raízes de índice par de números negativos;
Exemplos:
1)
2)
3)
d) A resposta da raiz de qualquer índice, de
1)
2)
3)
e) O termo “raiz” da radiciação não se refere as raizes citadas ao achar soluções de equações.
Relação entre a potenciação e a radiciação
Assim como a soma é a operação inversa da subtração, e o mesmo acontece entre a multiplicação e divisão, a radiciação é a operação inversa da potenciação, pois como veremos ao longo do artigo, podemos anular um com o outro. Podemos escrever a resposta da raiz da seguinte maneira:
Traduzindo, a resposta um número
Propriedades de radiciação
Para facilitar os cálculos utilizando raízes, existem as propriedades, que são manipulações que podem ser feitas em determinadas situações que aparecem de forma recorrente em exercícios de radiciação.
Expoente fracionário:
Podemos transformar uma raiz em potência, em outras palavras, é possível representar uma raiz por meio de um expoente, e uma característica importante é que ele é fracionário. Esse expoente fracionário (dúvidas sobre frações? Leia o artigo aqui no blog sobre elas) terá como numerador, o expoente do radicando e como denominador, o índice da raiz.
Exemplo 1:
Dada a raiz
Primeiramente, vamos identificar quem é o expoente do radicando e o índice, nesse caso, eles são respectivamente,
Já deixamos em forma de potência, mas podemos simplificar a divisão que está no expoente e encontramos a resposta final
Poderíamos deixar a resposta na forma de potência de base
Exemplo 2:
Dada a raiz
Quando o número não possui expoente aparente, implicitamente, o expoente dele é
Nesse caso, não tem como simplificar a fração, então já achamos a resposta.
Índice igual ao expoente do radicando:
Quando o índice de uma raiz é igual ao expoente do radicando (número de dentro da raiz, que fica embaixo do radical), podemos anular a raiz com o expoente. Podemos provar isso utilizando a propriedade anterior.
Exemplo 1:
Dada a raiz
Vamos transformar a raiz em potência e ver o que acontece
Olha só, a resposta é
Exemplo 2:
Dada a raiz
Apesar de não parecer inicialmente, o
Para saber se você acertou, basta elevar a resposta ao índice e verificar se é igual ao radicando
Como o radicando era
É comum utilizarmos essa propriedade para simplificarmos termos em uma equação, elevando uma raiz de determinado índice a um expoente igual a ele ou aplicando uma raiz de índice igual ao expoente da potência.
Raiz de uma multiplicação:
Quando tivermos dois (ou mais) números se multiplicando dentro de uma raiz, podemos separar ela em duas raízes de mesmo índice se multiplicando, e os radicandos serão os números que estavam dentro da raiz original. Essa propriedade é muito útil em casos que a multiplicação resultará em um valor muito alto.
Exemplo 1:
Dada a raiz
Temos
Agora, resolvemos ambas as raízes e efetuamos a multiplicação
Exemplo 2:
Dada a raiz
Separamos ela em três raízes que se multiplicam
Podemos resolver duas das raízes utilizando as propriedades anteriores
É possível fazer o processo reverso, se tivermos duas ou mais raízes de mesmo índice se multiplicando, podemos transformar elas em uma única raiz (com índice igual as outras), cujo radicando vai ser a multiplicação dos radicandos delas.
Raiz de uma divisão:
Muito parecida com a propriedade anterior, se tivermos dois números se dividindo dentro de uma raiz, podemos separar ela em duas raízes de mesmo índice se dividindo, e os radicandos serão os números que estavam dentro da raiz original. Essa propriedade é muito útil em casos que a divisão não será um número exato ou que você não saiba o resultado dela.
Exemplo 1:
Dada a raiz
Temos uma divisão dentro de uma raiz quadrada, então, podemos separar em duas raízes quadradas se dividindo
Resolvemos ambas e efetuamos a divisão
Exemplo 2:
Dada a raiz
Uma questão um pouco mais trabalhosa, mas nada de outro mundo, para resolvê-la só precisamos aplicar o que aprendemos. Vamos começar separando a raiz em duas se dividindo
Temos uma raiz de uma multiplicação no numerador, então podemos separá-la em duas
Resolvemos agora as raízes e efetuamos os cálculos restantes
Assim como na propriedade anterior, fazer o processo reverso é possível, se tivermos duas ou mais raízes de mesmo índice se dividindo, podemos transformar elas em uma única raiz (com índice igual as outras), cujo radicando vai ser a divisão dos radicandos delas.
Potência de raiz:
Quando uma raiz está sendo elevada a um determinado expoente, podemos reescrevê-la como se o radicando estivesse sendo elevado a esse expoente
Exemplo 1:
Dada a raiz
O resultado da raiz sexta de
Nos resta resolver a raiz
Exemplo 2:
Dada a raiz
Os números podem assustar, no entanto, basta utilizarmos duas propriedades que acharemos a resposta rapidinho. Primeiro, vamos passar esse expoente para o radicando
E como o radicando possui um expoente igual ao índice, podemos simplificar ambos
Raiz de raiz:
Se tivermos uma raiz, dentro de outra raiz, podemos juntar isso tudo em uma única raiz, cujo novo índice será a multiplicação dos índices de todas as raízes.
Exemplo 1:
Dada a raiz
Temos uma raiz quadrada dentro de outra raiz quadrada, podemos transformar tudo em uma raiz só, mas para isso, devemos multiplicar os índices
Exemplo 2:
Dada a raiz
Apesar de um dos índices ser uma fração, o processo será o mesmo, juntamos as raízes e multiplicamos os índices
Fatoração de raízes
Se tivermos um número muito grande dentro da raiz, e não soubermos de cara qual o resultado dela, podemos fatorar (transformar em multiplicação) o radicando e utilizar as propriedades para resolvê-la.
Exemplo 1:
Dada a raiz
Antes de sairmos testando números aleatórios até achar a raiz de
Podemos separar essa raiz em duas, utilizando a propriedade de raiz de uma multiplicação
E sobrou apenas a finalização do cálculo
Exemplo 2:
Dada a raiz
Quarenta mil é um número relativamente grande, caso não saibas a raiz quadrada dele, podemos transformá-lo na multiplicação de
O
Temos três termos se multiplicando dentro da raiz quadrada, vamos separar em três raízes, e resolvendo elas, teremos a resposta da raiz de
Operações com raízes
Até agora, tratamos apenas de multiplicações e divisões envolvendo raízes, mas e a soma e subtração? Diferente da potenciação, podemos realizar um processo para facilitar as contas envolvendo raízes se somando ou subtraindo.
Se estivermos somando ou subtraindo raízes iguais (tanto em índice, quanto em radicando) basta repetirmos a raiz e somarmos os coeficientes delas (os números que multiplicam as raízes), caso não tenha nenhum aparente, significa que o coeficiente é
Exemplos:
1)
2)
3)
Já se as raízes tiverem um dos dois elementos diferente, infelizmente, a saída é resolver as raízes e depois somar ou subtrair.
Racionalização de denominadores
Por fim, mas não menos importante, há um processo envolvendo raízes, chamado “racionalização de denominadores”, que basicamente, é utilizado quando temos uma raiz no denominador da fração e queremos eliminar ela de lá. Há três tipos de casos, no entanto, irei focar apenas no mais comum, pois os demais são muito específicos e dificilmente você esbarrará com um deles.
Caso você tenha uma fração com uma raiz quadrada no denominador, basta multiplicar ela por uma outra fração, cujo numerador e denominador é igual à raiz quadrada que você quer eliminar.
Exemplos:
1)
2)
3)
Exercícios resolvidos de radiciação
1. Simplifique a raiz
Temos uma raiz dentro de outras duas, podemos aplicar a propriedade de raiz de raiz e transformar tudo em uma única raiz e multiplicar os índices
Como o expoente do
2. Resolva a raiz
Apesar do tamanho essa questão não é difícil, apenas trabalhosa, vamos resolvê-la passo a passo. Primeiramente, vamos transformar tudo em uma única raiz
Agora transformamos a raiz de uma divisão, na divisão de raízes
Temos uma multiplicação no numerador, podemos separar em duas raízes que se multiplicam
Para finalizar, resolvemos as raízes e simplificamos o máximo que der
Importância de aprender radiciação
Inúmeros assuntos da matemática podem envolver raízes em seus cálculos, como trigonometria, geometria plana, espacial ou analítica, e equações de qualquer tipo. Sendo a operação inversa da potenciação, é um artifício imprescindível, que caso não saibas, em assuntos mais avançados, você terá problemas.

Formado em Eletrotécnica pelo IFRN, além de ter cursos de Matemática Básica e Cálculo pela empresa Help Engenharia.