Porcentagem: O que é, Representações e Como Utilizar

Sendo um dos conceitos mais utilizados no dia a dia, a porcentagem é uma poderosa ferramenta para representar de forma simples e visual o quanto que uma ou mais partes representam em relação a um total. Neste artigo, abordarei o que é porcentagem, suas formas de representação (percentual, fracionária e decimal) e resolverei alguns exercícios.

O que é porcentagem?

Basicamente, a porcentagem (ou percentagem, como é chamada as vezes) é uma forma de representar um número como uma fração de 100, em outras palavras, é uma forma de simbolizar uma divisão por 100. É comumente expressa usando o símbolo “%”. Esta simbologia simplifica a comparação entre diferentes quantidades e é amplamente usado em contextos como estatística, economia, e cotações financeiras.

Levando em conta que 100 representa uma determinada quantia total ou uma coisa em sua forma completa, 50% (cinquenta porcento, como se lê), seria equivalente a:

50%=50100=1/2

Que pode ser interpretado como 50 partes de 100 ou metade de um todo.

Representações da Porcentagem

Há várias formas de escrevermos uma porcentagem, sendo cada uma mais útil a depender do contexto de utilização ou intenção de comunicação, como veremos a seguir.

Forma Percentual:

Quando expressamos um número em forma percentual, usamos o símbolo “\%” para indicar quantas partes de 100 ele representa. Por exemplo, “30%” representa 30 partes 100 partes, ou seja, a metade de um todo.

Exemplos:

1) 20%

2) 80%

3) 1%

Geralmente escrevemos a forma percentual com números positivos, mas se estivermos falando de déficits ou diminuições, podemos utilizar o sinal de negativo para enfatizar essas condições.

Forma Fracionária:

Porcentagens podem ser transformadas em frações, pois elas são capazes de representar divisões. Esta conversão é feita colocando o valor percentual sobre 100 e simplificando a fração, se possível. Por exemplo, 25% é igual à 25100, que simplificando resulta em para 14, em outras palavras, quando eu digo que tenho 25 porcento de uma coisa, significa que tenho um quarto dela.

Exemplos:

1) 5%=5100=120

2) 100%=100100=1

3) 45%=45100=920

Em algumas situações, não é interessante simplificar a fração, bastando deixar ela em sua forma original.

Forma Decimal:

Transformar a porcentagem em um número decimal consiste em dividir o número percentual por 100, ou seja, efetuar a divisão por 100 de forma a ter um número decimal que é equivalente a porcentagem, só que visualmente diferente.

Exemplos:

1) 10%=0,10

2) 65%=0,65

3) 7%=0,07

Uma dica que pode lhe ajudar é que ao invés de fazer na mão a divisão por 100, basta andar com a vírgula duas casas à esquerda do número. Irei explicar melhor, qualquer número inteiro a pode ser escrito como a,0:

2=2,0

Só que essa vírgula e o zero são dispensáveis, pois tanto faz escrever um número inteiro com ou sem eles. Só elucidei essa informação para mostrar de onde surge a vírgula que é movida duas casas para a esquerda quando queremos transformar da forma percentual para a decimal.

Métodos para Calcular a Porcentagem

Há três formas de se calcular a porcentagem de um determinado valor, ambas chegarão no mesmo resultado, então vai de você utilizar a que achares mais fácil.

Regra de 3:

Podemos usar a boa e velha regra de 3 para calcular porcentagem, basta montarmos um esquema da seguinte forma:

Primeiramente, escrevemos nosso valor total, que equivale a 100%, e chamamos de x o valor que queremos descobrir, que equivale à porcentagem que queremos calcular do valor total. Em seguida, multiplicamos em cruz e isolamos o x.

Exemplo: Calcule 20% de 120

 

Levando em conta que 120 equivale à 100%, a porcentagem de 20% vale quanto? Vamos montar nossa regra de 3

Multiplicando em cruz chegaremos na seguinte equação:

100x=120.20

Resolvendo a equação chegaremos no valor que queremos (vinte porcento de cento e vinte)

100x=120.20

100x=2400

x=2400100

x=24

Multiplicação Pela Forma Fracionária:

Se estiveres habituado a trabalhar com frações, podes multiplicar a porcentagem em sua forma fracionária pelo valor total. Utilizemos o exemplo anterior para mostrar esse método, mas antes, precisamos transformar a porcentagem em fração (lembrando que o símbolo de “\%” representa uma divisão por cem)

20%=20100

Agora multiplicamos essa fração por 120, para descobrirmos quanto vale 20% de 120

20100120=2400100=24

Os leitores mais observadores devem ter percebido que, esse processo parece com o que fizemos na regra de 3, e estão certos, multiplicar pela forma fracionária é o equivalente a montar a regra de 3 e isolar o x, ou seja, é um corta caminho, que pula alguns passos iniciais da regra de 3 (Para valores que têm vários zeros, esse método pode facilitar o cálculo).

Multiplicação Pela Forma Decimal:

De forma similar ao método anterior, mas um pouco menos usual, podemos achar a porcentagem de um valor, multiplicando-o pela forma decimal da porcentagem. O “problema” desse tipo de resolução é que pode ser um pouco trabalhosa dependendo dos valores envolvidos. Vamos calcular novamente vinte porcento de cento e vinte, primeiramente, transformarmos a porcentagem em decimal:

20%=0,20

Esse zero a direita do 2 é opcional, podemos escrever 0,20 como 0,2, sem problema algum. Por fim, multiplicamos 120 por 0,2

120×0,2=24

Recomendo esse método para quando tiveres múltiplos de 10, pois multiplicar decimais por esses números é bem fácil, uma vez que só precisamos andar com a vírgula para a direita ou acrescentar zeros.

Aumento e diminuição

Um tipo de questão clássico envolvendo porcentagem é o de aumento e diminuição, onde um valor aumenta x% e logo em seguida diminui os mesmos x%, mas cuidado, a resposta pode não ser tão óbvia quanto parece. Vamos resolver um exercício para esclarecermos melhor essa ideia.

Exemplo: Um investidor queria comprar a ação de uma empresa e ficou acompanhando o valor dela. Inicialmente a ação valia 100 reais, e após certo tempo teve um aumento de 20%, passando a valer 120 reais. Havia uma especulação de que a ação iria sofrer uma diminuição de 20%, e o investidor a comprou logo após o valor decair. Ele acertou em sua decisão?

 

Se formos pelo que parece lógico, podemos achar que o investidor comprou a ação pelos mesmos 100 reais que ela custava a princípio, pois afinal ela aumentou e diminuiu 20%, ou seja, voltou a estaca zero, valendo 100, certo? Errado, pois a diminuição incidiu (foi aplicada) em cima de um valor superior ao inicial, ou seja, foram diminuídos 20% em relação a 120 e não a 100, portanto, a ação foi comprada pelo valor de 96 reais. Vamos comprovar essa afirmação através dos números:

120×0,8=96

Não entendeu o porquê multipliquei por 0,8? Acontece que se eu quero descontar 20% de um valor que em seu total vale 100%, eu subtraio da porcentagem total a porcentagem que quero descontar, ou seja, no final terei 80% do total (que na forma decimal, equivale a 0,8). No caso de um aumento, o pensamento é invertido, pois eu terei um valor maior que o total (100), então se eu quisesse aumentar o valor em 20%, teria que multiplicar por 120% (100% + 20%).

Exercícios Resolvidos de Porcentagem

1. Calcule 15% de 220

 

Podemos utilizar qualquer um dos três métodos mencionados anteriormente, nesse caso, irei utilizar o da multiplicação pela forma fracionária. Começamos transformando 15% em fração

15%=15100

Agora multiplicamos essa fração por 220

15100220=3300100=33

Quinze porcento de duzentos e vinte é trinta e três.

2. O preço de venda de um produto é 85 reais. Após um desconto de 30%, qual será seu novo valor de venda?

 

Já que estamos falando de desconto, precisamos subtrair a porcentagem descontada (30%) da porcentagem total (100%), portanto, iremos calcular quanto vale 70% de 85. Dessa vez irei utilizar a forma decimal

85×0,7=59,50

O produto passará a custar cinquenta e nove reais e cinquenta centavos.

3. Após um aumento de 10%, o salário de um funcionário passou a ser 2800. Qual era o salário antes do aumento?

 

Como já vimos em um exercício anterior, “nem tudo que reluz é ouro”, pois por mais que seja tentador descontar 10% desse salário para descobrir o salário antes do aumento, não obteremos o valor correto. Então teremos que abordar essa situação de uma outra maneira, sabemos que o valor de 2800 é 10% à mais do que o salário antigo, ou seja, ele corresponde a 110% da outra remuneração (100% mais 10% do aumento). Vamos chamar de x o salário anterior, com essas informações conseguimos montar a seguinte relação:

Nos resta resolver a regra de 3 para achar o que a questão pede

110x=2800.100

x=280000110

x2545,45

Esse é um valor aproximado, pois a divisão acima não era exata.

Sobre nós

O Matematiquês é um blog dedicado ao aprendizado de matemática, e nosso objetivo é tornar o ensino  mais acessível e envolvente através de conteúdos de alta qualidade e gratuitos para alunos e professores em todo o Brasil. Buscamos simplificar conceitos complexos com uma abordagem clara e direta, priorizando transparência, diversidade, clareza, qualidade, inovação e compromisso social. Nosso blog oferece conteúdos fundamentados por especialistas, revisados com rigor e atualizados.

Posts mais recentes

  • All Post
  • Curiosidades
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Ensino Superior
  • Livros
  • Notícias
    •   Back
    • Cinemática
    • Dinâmica
    • Conceitos básicos da física
    •   Back
    • Conceitos básicos da matemática
    • Frações
    • Potenciação
    • Radiciação
    • Geometria plana
    • Logaritmo
    •   Back
    • Funções
    • Equações
    • Conjuntos numéricos
    • Geometria espacial
    • Inequações
    • Módulo
    • Progressões matemáticas
    • Física
    • Trigonometria
    • Cinemática
    • Dinâmica
    • Conceitos básicos da física
    •   Back
    • Limites
    • Derivadas
    • Integrais
    • Equações Diferenciais
    • Vetores e Geometria Analítica

Matematiquês © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UIIG DIGITAL