Esses termos são frequentemente usados como sinônimos no dia a dia, mas têm significados distintos, apesar de parecidos. São incontáveis as vezes que ouvimos alguém dizer: “Meu peso é $80$ kg”, mas, na matemática e especificamente na física, essa afirmação está incorreta. O quilograma é uma unidade de massa, não de peso.
Diferença entre massa e peso
A massa é a quantidade de matéria presente em um corpo (o corpo, na física, é uma quantidade limitada de matéria). Essa medida é constante e não se altera com a mudança da gravidade. No Sistema Internacional de Unidades, a massa é expressa em quilogramas (kg). Por exemplo, uma pessoa que possui uma massa de $80$ kg, a possui tanto na Terra quanto na Lua, independentemente do ambiente em que se encontra.
Já o peso, é a força com que um corpo é “atraído” por um planeta. Essa força varia conforme a gravidade do local. Se um corpo possui uma maior massa, maior será essa atração. No caso de um astronauta, seu peso na Terra difere de seu peso na Lua, já que a gravidade terrestre é mais intensa. Na prática, isso significa que o astronauta é percebido como mais “leve” na Lua, como se tivesse menos massa, mas o que muda é o valor da força exercida pelo corpo celeste sobre ele. Se o astronauta pesa $80$ kgf na Terra, ele pesará aproximadamente $13,3$ kgf na Lua devido à menor gravidade lunar.
Essa é a diferença crucial entre esses conceitos, enquanto um é constante e não varia se muda de ambiente o outro é variável e depende do quão forte é a gravidade de um local.
Formado em Eletrotécnica pelo IFRN, além de ter cursos de Matemática Básica e Cálculo pela empresa Help Engenharia.