» Dicas Quentes » Vestibular- Temas Essenciais

Guia de estudos para o vestibular 2010: 10 temas essenciais em matemática

Raciocínio e interpretação de texto são habilidades fundamentais até mesmo na prova de matemática. "É comum cair nos exames problemas que exigem do candidato apenas a capacidade de transformar em linguagem matemática o que está descrito no enunciado".

Questões envolvendo situações do cotidiano também aparecem sempre nos grandes vestibulares. "Essa é a tendência da matemática: mostrar a aplicação em problemas práticos".

O MATEMATIQUÊS sintetiza pra você os assuntos mais recorrentes nos grandes processos seletivos:

1) Função: "Todo ano a Fuvest traz um gráfico de função do segundo grau", diz Corrêa. "É importante que o aluno saiba obter os zeros da função e o valor máximo ou o valor mínimo dela", explica Jamal.

2) Porcentagem: "É comum cair problemas envolvendo situações práticas para o aluno fazer cálculos de porcentagem. Isso pode aparecer associado a equações de primeiro grau", diz Jamal. Corrêa explica que para resolver esse tipo de problema é preciso apenas entender o conceito básico de porcentagem e prestar a atenção na interpretação de texto.

3) Logaritmo: esse tópico costuma aparecer em problemas envolvendo, por exemplo, cálculo populacional. "No enunciado costuma ser dado o log do número em questão", diz. A dica ao vestibulando é entender a definição e as propriedades de logaritmo.

4) Triângulos: "Situações que pedem o cálculo de um determinado comprimento, como a largura de um rio, por exemplo, aparecem para serem resolvidas através de semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras ou teorema dos cossenos", explica Jamal.

5) PA e PG: Seqüências numérica foi um ponto que esteve presente nos últimos quatro anos no vestibular da Fuvest, conta o professor Corrêa. É importante saber a soma dos termos de uma progressão aritmética e dos infinitos termos de uma progressão geométrica.

6) Cálculo de área: problemas de geometria plana que envolvem cálculo de área das figuras são comuns. Mais uma vez, os especialistas apontam a preferência pelo triângulo: "quando se conhece dois lados de um triângulo e o ângulo formado entre eles, o melhor jeito de resolver é através da fórmula: ½.bc.sen A (multiplicação dos dois lados conhecidos pelo seno do ângulo, divididos por dois)", indica Jamal.

7) Sólidos geométricos: "Paralelepípedo e cilindro costumam cair nas provas", diz Jamal. A dica do professor para o candidato é estudar a relação das dimensões da figura geométrica com as raízes de uma equação polinomial. Corrêa acredita que o vestibulando deva ficar de olho também nos prismas e pirâmides.

8) Análise combinatória e probabilidade: "Esse é um assunto meio ingrato, mas costuma aparecer nos exames", diz Corrêa. Para Jamal, a dica é focar no princípio fundamental de contagem, problemas de combinação e no produto das probabilidades de dois eventos independentes.

9) Lei dos senos e lei dos cossenos: "O importante aqui é saber as fórmulas [dos senos e dos cossenos] e suas devidas aplicações", diz Corrêa.

10) Retas e circunferências: "Ênfase na tangência da reta com a circunferência, em que se usa a fórmula da distância de ponto a reta", diz Jamal.

» Leia mais e Envie seus comentários




página 1


Copyright © 2003/2010 Todos os direitos reservados - amintas@matematiques.com.br

Desenvolvido por Ronnan del Rey