» Utilidades

Teste de Carbono 14

Determine sua massa com função exponencial

Existe um isótopo radioativo do carbono chamado 14. Como o nome sugere, ele possui uma massa atômica 14 com dois nêutrons a mais que o carbono não radioativo (estável) de massa 12.



Aplicabilidades do Logaritmo

Note que o logaritmo nada mais é que o número que serve de expoente.

Calcular o logaritmo de um número consiste em descobrir qual é este número que servirá de expoente à base para obtermos o  número dado.



Estatística

Se você é capaz de dizer quantas pessoas moram em sua cidade, ou no seu bairro, é porque algum estatístico fez esse levantamento. Se você sabe suas chances de ganhar na Mega-sena, ou de o seu time vencer o campeonato, é porque análises estatísticas embasaram a obtenção desses dados. O mesmo vale quando você compara preços de produtos que ficaram mais caros.

 

O uso das estatísticas está intimamente ligado ao cotidiano das pessoas. Em época eleitoral,...



As regras do Matematiquês

Uso adequado da simbologia na matemática é essencial para a compreensão.

A Matemática é uma ferramenta indispensável na informática, mas parece que os programadores não dão muita bola para ela. Em vários softwares, como Word, é preciso procurar com afinco para descobrir como se grafam sinais matemáticos, como a potência de um número. É muito mais fácil, no entanto, encontrar letras do alfabeto cirílico. Você sabe, aliás, como se expressa um expoente nesse programa?

Para...



Equações, inequações e equações diferenciais



Matrizes

Muitas animações que vemos no cinema utilizam matrizes. Desde o movimento dos personagens até o quadro de fundo podem ser criados por softwares que combinam pixels em formas geométricas, que são armazenadas e manipuladas. Os softwares codificam informações como posição, movimento, cor e textura de cada pixel. Para isso, utilizam vetores, matrizes e aproximações poligonais de superfícies para determinar a característica de cada pixel. Um simples quadro de um filme criado no computador tem mais de dois milhões de pixels, o que torna indispensável o uso de computadores para realizar todos os cálculos necessários.



Trigonometria

A trigonometria possui diversas aplicações práticas. Encontramos aplicações da Trigonometria na Engenharia, na Mecânica, na Eletricidade, na Acústica, na Medicina, na Astronomia e até na Música. Por exemplo, a trigonometria do triângulo retângulo nos permite realizar facilmente cálculos como:

· altura de um prédio através de sua...



Razões e proporções

Razões e proporções são utilizadas em análise de dados, pesquisas, projeções e estimativas das mudanças e transformações que poderão ocorrer no Universo.



Números positivos e números negativos

Temperatura: Usamos números positivos e negativos para marcar a temperatura. Se a temperatura estiver em 20 graus acima de zero, podemos representá-la por +20 (vinte positivo) . Se marcar 10 graus abaixo de zero, essa temperatura é representada por -10 (dez negativo).

Conta bancária: é comum a expressão saldo negativo. Quando retiramos (débito) um valor superior ao nosso crédito em uma conta bancária, passamos a ter saldo negativo.

» Leia mais e Envie seus comentários



É possível consumir sem ter dinheiro?

O que se conhece como Matemática Financeira ou Comercial está muito mais próximo das pessoas do que se imagina. Termos como juros, juros nominais, capital, amortização, e muitos outros, fazem parte do vocabulário habitual nas relações comerciais com as mais diversas instituições bancárias. Seja na hora de abrir uma caderneta de poupança, ou de solicitar um empréstimo. Neste capítulo, o objetivo é esclarecer o significado da maioria das palavras referente ao assunto e mostrar as expressões mais utilizadas. O sistema de crédito, por exemplo, é o principal responsável pelo aquecimento do consumo, mesmo quando as pessoas não possuem o dinheiro. Ele também é responsável por uma aplicação muito particular da...

» Leia mais e Envie seus comentários


Quais são as idéias principais nas Progressões Geométricas?

Conta-se que o inventor do jogo de xadrez foi professor de um jovem príncipe hindu. O príncipe queria muito recompensar seu mestre pela invenção do jogo. Juntos, eles decidiram que, para demonstrar seu reconhecimento, o príncipe deveria depositar um grão de trigo na primeira casa do tabuleiro, dois na segunda, quatro na terceira e assim sucessivamente, até a última. A soma de todo o trigo do tabuleiro seria a recompensa aceita pelo mestre. Quantos grãos de trigo o príncipe deveria dar? Para responder a essa pergunta é preciso conhecer progressões geométricas.

» Leia mais e Envie seus comentários


Matemática e Geometria

A matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões. Faz parte da vida também como criação humana, ao mostrar que ela tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e às preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos.

A matemática, reconhecida geralmente como ciência da quantidade e do espaço, concepção essa que tem uma base histórica uma vez que, na sua origem, ela está ligada a necessidades de contar, calcular, medir, organizar o espaço e as formas, hoje comporta...

» Leia mais e Envie seus comentários


Para que serve conjuntos, análise combinatória, bissetriz, fórmulas, entre outros assuntos que parecem não fazer parte do mundo real?

Estas coisas não são totalmente inúteis e nem interessam apenas a um bando de desocupados que não tem mais o que fazer...

Conjuntos - são a base de quase toda a matemática. Apresentam vital importância em ramos da matemática como Análise, Álgebra, Cálculo. Estes últimos, embora muita gente não se de conta, tem aplicações na vida prática, no projeto de coisas hoje triviais como televisores, automóveis, DVDs, computadores, etc. Você sabe quantas fórmulas e cálculos e mesmo equações diferenciais tiveram que ser resolvidas para que você pudesse acionar um CD player? Conjuntos e assuntos...

» Leia mais e Envie seus comentários




página 1


Copyright © 2003/2010 Todos os direitos reservados - amintas@matematiques.com.br

Desenvolvido por Ronnan del Rey