» Biografias

Lagrange

Nomeado por Napoleão



O físico francês Joseph Louis de Lagrange, nasceu em 25 de janeiro de 1736, e morreu em 10 de abril de 1813. Foi um dos cientistas matemáticos e físicos mais importantes do final do século 18. Ele inventou e trouxe à maturidade o cálculo de variações e depois aplicou a nova disciplina para MECÂNICA CELESTIAL, especialmente para achar soluções melhoradas para o PROBLEMA de TRÊS-CORPOS.

Lagrange também contribuiu significativamente à solução numérica e algébrica de equações e para a teoria do número. No seu clássico analytique de Mecanique (Mecânica Analítica, 1788), ele transformou a mecânica em um ramo da análise matemática. O tratado resumiu os resultados principais conhecidos em mecânica no século 18 e é notável para isso, o uso da teoria de equações diferenciais. Outra preocupação central de Lagrange eram as fundações do cálculo. Em um livro de 1797 ele acentuou a importância de série de Taylor e o conceito de função. A procura dele para fundações rigorosas e generalizações fixou a fase de Augustin Cauchy, Niels Henrik Abel, e Karl Weierstrass no próximo século.

Lagrange serviu como professor de geometria na Escola de Artilharia Real em Turin (1755-66) e lá ajudou fundar a Academia Real de Ciência, em 1757. Por causa do excesso de trabalho e pagamento baixo, sofreu com a sua saúde, ficando com uma constituição debilitada para vida. Quando Leonhard Euler deixou a Academia de Ciência de Berlim, Lagrange sucedeu ele como diretor da seção matemática em 1766. Em 1787 ele deixou Berlim para se tornar um membro da Academia de Ciência de Paris, onde ele permaneceu pelo resto de sua carreira. Um homem diplomático e ameno, Lagrange sobreviveu à Revolução francesa. Nos anos 90 (1790), ele trabalhou no sistema métrico e defendeu uma base decimal. Ele também ensinou na Escola Politécnica, que ele ajudou fundar. Napoleão o nomeou para a Legião de Honra e Conta do Império em 1808.


Comentar

Seu Nome:
Seu E-mail:
Comentário:
   
 



» Saiba mais

Artur Ávila - 1º brasileiro a receber o prêmio Fields (Nobel da Matemática)

Évariste Galois (o gênio encrenqueiro)

André Weil

Kurt Gödel

Poincaré (Jules Henri)

Venn (John Venn)

Tales de Mileto

Taylor (Brook Taylor)

Ruffini (Paolo Ruffini)

Pitágoras



Copyright © 2003/2010 Todos os direitos reservados - amintas@matematiques.com.br

Desenvolvido por Ronnan del Rey