» Novidades

Guia de estudos para o Vestibular: Saiba quais são os principais temas em Matemática do ENEM e o ranking das 50 melhores escolas do Brasil.

Raciocínio e interpretação de texto são habilidades fundamentais até mesmo na prova de matemática. É comum cair nos exames problemas que exigem do candidato apenas a capacidade de transformar em linguagem matemática (matematiquês) o que está descrito no enunciado.

Questões envolvendo situações do cotidiano também aparecem sempre nos grandes vestibulares. Essa é a tendência da matemática: mostrar a aplicação em problemas práticos.

O MATEMATIQUÊS sintetizou pra você os assuntos mais recorrentes nos grandes processos seletivos:

1) Função: Todo ano a maioria dos processos seletivos traz um gráfico de função do segundo grau. É importante que o aluno saiba obter os zeros da função e o valor máximo ou o valor mínimo dela.

2) Porcentagem: É comum cair problemas envolvendo situações práticas para o aluno fazer cálculos de porcentagem. Isso pode aparecer associado a equações de primeiro grau. Para resolver esse tipo de problema é preciso apenas entender o conceito básico de porcentagem e prestar a atenção na interpretação de texto. 

3) Logaritmo: Esse tópico costuma aparecer em problemas envolvendo, por exemplo, cálculo populacional. No enunciado costuma ser dado o log do número em questão, diz. A dica ao vestibulando é entender a definição e as propriedades de logaritmo.

4) Triângulos: Situações que pedem o cálculo de um determinado comprimento, como a largura de um rio, por exemplo, aparecem para serem resolvidas através de semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras ou teorema dos cossenos.

5) PA e PG: Seqüências numérica foi uma matéria que esteve presente nos últimos quatro anos no vestibular dos principais processos seletivos. É importante saber a soma dos termos de uma progressão aritmética e dos infinitos termos de uma progressão geométricatransfer news

6) Cálculo de área: Problemas de geometria plana que envolvem cálculo de área das figuras são comuns. Mais uma vez, o Matematiquês aponta a preferência pelo triângulo: Quando se conhece dois lados de um triângulo e o ângulo formado entre eles, o melhor jeito de resolver é através da fórmula: ½.bc.sen A (multiplicação dos dois lados conhecidos pelo seno do ângulo, divididos por dois).

7) Sólidos geométricos: Paralelepípedo e cilindro costumam cair nas provas. A dica do professor para o candidato é estudar a relação das dimensões da figura geométrica com as raízes de uma equação polinomial. O vestibulando deve ficar de olho também nos prismas e pirâmides.

8) Análise combinatória e probabilidade: Esse é um assunto meio ingrato, mas costuma aparecer nos exames. A dica é focar no princípio fundamental de contagem, problemas de combinação e no produto das probabilidades de dois eventos independentes.

9) Lei dos senos e lei dos cossenos: O importante aqui é saber as fórmulas (dos senos e dos cossenos) e suas devidas aplicações.

10) Retas e circunferências: Ênfase na tangência da reta com a circunferência, em que se usa a fórmula da distância de ponto a reta.

Confira o Ranking das 50 melhores e piores escolas do Brasil (Enem 2013).

Saiba mais sobre o Mundo da Matemática, acesse vídeos com resoluções de exercícios, provas de vestibular, softwares e aplicativos, biografias dos principais matemáticos, curiosidades, história da matemática, humor, desafios, utilidades, banco de questões, dicas quentes para provas e concursos, e muito mais!

 

A prova de Matemática do Enem contém 45 questões – simplesmente um quarto da prova objetiva. Saiba como estudar para ela.

Faremos, agora, algumas considerações acerca da avaliação de 2011. Poderemos perceber que o foco não mudou.

São 45 questões que, de um modo geral, cobrarão raciocínio lógico, integração entre conteúdos e interpretação cuidadosa dos enunciados, em vez de somente usar fórmulas. Em outras palavras, você pode muito bem saber as fórmulas para calcular volumes de sólidos geométricos, mas de nada adiantará se a interpretação do enunciado estiver errada. 

A leitura minuciosa do enunciado é fundamental para compreender verdadeiramente o que estão propondo as questões. Por isso, é importante que o aluno leia muito, pois o hábito da leitura aliado a conhecimentos que trouxer dos ensinos Fundamental e Médio serão determinantes para um bom desempenho. Os problemas são normalmente resolvidos por meio de um pensamento próprio e uma tomada de decisão quanto a como proceder. Os conceitos matemáticos são usados apenas no estágio final, sendo estritamente necessário que se tenha, anteriormente, interpretado e compreendido o problema.

Leitura e dedicação são fundamentais para um bom desempenho no Enem.

As etapas do processo de resolução dos problemas são: leitura do enunciado, interpretação das situações-problema, organização de informações, relação com conhecimentos matemáticos e construção de uma estratégia para chegar à solução.

Os conteúdos matemáticos propriamente ditos estão divididos em competências, que são, basicamente, um resumo do que se espera que o aluno saiba da matemática. Esses conteúdos são:

• Operações com números, com a contextualização da linguagem matemática com a vida cotidiana;

• Conceitos básicos de geometria, como cálculo de área e volume das principais figuras geométricas, conceito de ângulo e Teorema de Pitágoras;

• Unidades de medida mais conhecidas, como metro, quilograma, hora, graus Celsius e Kelvin e o conceito de ampère, além de comparação entre estas e outras unidades (escalas);

• Grandezas diretamente e inversamente proporcionais, regra de três, porcentagem e juros (simples e composto);

• Representação, gráfica e algebricamente, dos fenômenos da matemática, por meio de equações algébricas, gráficos cartesianos, conhecimentos de álgebra e conceitos de geometria;

• Interpretação de informações científicas e sociais a partir da leitura de gráficos e tabelas, com a previsão de tendência, extrapolação e interpolação de dados;

• Noções de estatística básica e probabilidade, apresentadas em questões contextualizadas, no formato de pesquisas, estudos e jogos comuns à vida cotidiana.

Alguns conteúdos da Matemática do Ensino Médio não estão presentes na avaliação do Enem, como matrizes, determinantes, sistemas lineares, números complexos polinômios. Porém, não deixe de estudá-los, pois muitos vestibulares cobram esses assuntos.  

Vale, ainda, ressaltar que a linguagem matemática pode aparecer moderadamente na prova de Humanas e de maneira mais acentuada na prova de Natureza, na forma de gráficos e tabelas, cálculo de grandezas, regra de três, porcentagem, estatística, probabilidade, entre outras.

Confira na coluna "Ensino Superior", os principais conteúdos de Matemática Básica, com aulas teóricas em powerpoint e listas de exercícios com gabarito. Veja também, "O que fazer nas véspera das provas".

 

MATEMATIQUÊS - O melhor site matemático para estudantes e professores.


Comentar

Seu Nome:
Seu E-mail:
Comentário:
   
 

Comentários

18/03/2014 - Marilene Miranda - marilenm2@uol.com.br
Parabéns prof. Amintas. Este site é muito bom. Grande abraço.

11/09/2013 - margarida cardoso - margarida.apc@hotmail.com
Achei muitos outros sites com videolas, mas este é maravilhoso, a matematica vai deixando de ser um bicho de sete cabeças !!!

17/12/2011 - Louise Souza - louisecdsouza1@hotmail.com
parabéns

vcs me ajudaram muito com essas informações obrigado

14/12/2011 - basile - basileantonio@hotmail.com
...muito bom....continuem....

abs

12/07/2011 - josimauro - josimauroborges@hotmail.com
muito bom



12/07/2011 - josimauro - josimauroborges@hotmail.com
muito bom



10/08/2010 - Daniel - danielmarx19@gmail.com
Quero agradecer e parabenizar aos professores que organizam e adiministram este site, sou professor e o material que este site disponibiliza tem me ajudado muito nas minhas aulas, pois tenho percebido um aproveitamento na aprendiazagem dos meus alunos.



02/06/2010 - Rebeca - rebeka-htinhafsa@hotmail.com
site muito bom.

18/05/2010 - Eder Wagner Lima Campos - eder-wagner@hotmail.com
EXCELENTE!!!

18/11/2009 - André Gustavo Ferreira de Castro - dmwd@click21.com.br


03/11/2009 - alexandre - alexcavalchi@itelefonica.com.br
adorei as opções que o site nos oferece para aplicarmos a nosos alunos, parabens



Copyright © 2003/2010 Todos os direitos reservados - amintas@matematiques.com.br

Desenvolvido por Ronnan del Rey