» Curiosidades

Jovem cria curso para olimpíada de Matemática e conquista mais de cem medalhas

Do alto de seus 18 anos, Marco Antonio Lopes Pedroso já ganhou mais de 15 medalhas em olimpíadas de matemática, química, física e astronomia. Tantas congratulações o fizeram querer multiplicar o conhecimento. Assim, ele acabou criando um cursinho preparatório para competições destinado aos alunos de sua cidade, Santa Isabel, em São Paulo.

Em dois anos de funcionamento, seu grupo, chamado OSI (Olímpicos de Santa Isabel), já registrou mais de cem medalhistas em competições como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) ou a Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Agora, Marco Antonio enfrenta um dilema: aprovado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), o rapaz busca novos organizadores para tocar seu projeto adiante. "Até hoje já atendemos uns 300 alunos. Há um certificado simbólico para os que acompanharam o curso e para os professores que ajudaram. É tudo voluntário", conta.

Estratégia de sucesso

Além de Marco Antonio, outros colegas do rapaz e seu irmão mais novo também lecionam. "E estão surgindo outros projetos. Um deles é em Cajamar e outro no [colégio] Etapa. Estou torcendo bastante para que deem certo", diz.

Segundo o criador do OSI, uma das principais vantagens do curso ministrado por jovens, é a proximidade com o público alvo. "Os alunos têm aulas com professores com quase a mesma idade que eles. Então, ficam mais à vontade."

De onde surgiu a ideia

Até a sétima série, Marco Antonio estudou em um colégio particular da cidade. Tinha bolsa de estudos, pois o pai era professor. Mas a escola faliu e ele foi estudar em uma instituição do Estado. "Foi um choque. Estava acostumado com uma turma pequena e vi a realidade da escola pública – com professor faltando e coisa do tipo", lembra.

Nessa época, conta, ele soube que o colégio Etapa, em São Paulo, fornecia treinamento para a olimpíada de matemática. Fez uma prova de bolsas e cursou todo o ensino médio com desconto de 100%.

Daí para replicar o curso preparatório foi um pulinho. Em 2008, estava ele ministrando as aulas. "Minha mãe me ajudou a procurar diretores de colégios de Santa Isabel, porque conhecia bastante gente", diz. E foi assim que tudo começou. Com um espaço cedido e gosto pela matemática. Os estudantes frequentam gratuitamente - este ano, a única taxa simbólica vai ser o custo da camiseta, inferior a R$ 10 por pessoa. Nos outros anos, como o universo de alunos era menor, os próprios professores bancaram o uniforme.

O projeto funciona aos finais de semana, quando Marco Antonio volta das aulas do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) - onde cursa o primeiro ano de engenharia. "Teve gente que já conseguiu bolsa de estudos e o projeto já ganhou bastante prestígio", afirma.

 


Comentar

Seu Nome:
Seu E-mail:
Comentário:
   
 

Comentários

30/04/2013 - Franciane Fortes - franciane.fortes@hotmail.com
Sou coordenadora do ensino de matematica do município de itaborai/rj, gostaria de uma ajuda p implantação de um curso preparatório p a olimpíada de matematica. No aguardo

16/01/2013 - Eufrazio Clemente Fiogueiredo - e.figueiredo1950@hotmail.com
É nosso dever de cidadão fazer essa PRECIOSIDADE CIENTÍFICO-CULTURAL, ou seja, conhecimento matemático, circular pelo planeta.

Obrigado, camaradas! Deus ilumine voces ainda mais.

21/11/2011 - CLARA MÁRCIA PONTES RANGEL ZAQUIEU - rangelzaquieu@gmail.com
Gostaria de conhecer sua metodologia, sou apaixonada por matemática, dou aulas da matéria e gostaria de motivar e despertar o interesse dos meus alunos,moro no interior do estado do Rio de Janeiro (Cardoso Moreira).

26/07/2011 - Gerli - honilperfct@hotmail.com
Gostaria de saber se existe um site onde seja possível usufruir dos ensinamentos ministrados no projeto.

ficaria mt feliz de ampliar meus conhecimentos matemáticos, se vc possível frequentaria o curso, mas moro no estado do Pará, porém tbm gostaria de ser beneficiada e quem sabe iniciar uma "filial" do projeto em minha cidade.

25/07/2011 - Renata Tamashiro - Renata_Tamashiro@hotmail.com
Eu gostaria de participar das aulas preparatórias de olimpíadas de matemática e queria saber mais informações.Obrigada.

11/07/2011 - marcos - marcosguedes2010@hotmail.com
muito legal essa idéia! mais eu também queria aprender , você tem algum site que me possa ajudar nas olimpiadas de matematica obrigdo.

06/05/2011 - claudia maria barbosa - claudya maria @ gmail . com
nossa k bom vermos os jovens gostando de matematica.

11/04/2011 - Teresinha Pedroso - terekil@uol.com.br
Gostaria de colaborar com a matéria e deixar meu depoimento favorável as iniciativas olímpicas que estão surgindo, pois acredito que meus filhos hoje estão em universidades renomadas devido ao incentivo olímpico que tiveram Hoje Marco Antonio com 19 anos estuda engenharia eletrônica no MIT o maior centro tecnológico do mundo sito em Massachusetts e o Álvaro está cursando engenharia da computação na USP onde acaba de ingressar com seus 17 anos. Quanto ao curso da OSI – Olímpicos de Santa Isabel já está em seu 4º ano e é ministrado por alunos do ITA e da USP com a colaboração do Profº Guilhermo.Atualmente já passamos das 200 premiações...

03/01/2011 - Alessandra dos Santos Rocha - leiasanroch@yahoo.com.br
Mt bacana este projeto, existe um site interativo, o qual eu acesse e possa usufruir de aulas???

13/09/2010 - Adriana - adriana@hotmail.com
Parabéns! Se cada um de nós fizer-mos um pouco, logo a realidade não so da educação mas do país será outra.Além da imaginação dos mais otimistas.

29/07/2010 - FLAVIO PEREIRA - flavio.cortez@ig.com.br
Esses meninos estao de parabens.

Sou prof. universitario aqui em sao paulo, e gostaria de convidar os alunos desses jovens professores para assistir algumas aulas de matematica como aluno-ouvinte.

Contatos pelo e-mail fornecido.

Até mais.





» Saiba mais

Alguns números irracionais

Método de multiplicação russo

Ela tem um QI altíssimo

Brasil se destaca olimpíada matemática

Laços de sapato

Doutorando em Matemática

A matemática e a música

Como assim?

Cálculo interessante

Medidas extremas



Copyright © 2003/2010 Todos os direitos reservados - amintas@matematiques.com.br

Desenvolvido por Ronnan del Rey